Região de reconquista cristã


Quando a Península Ibérica foi invadida pelos muçulmanos no oitavo século, a região da Cantábria, onde se situa esta pequena aldeia de Garabandal, era o último refúgio dos cristãos. Cerca de 30 quilómetros de Garabandalestá situado o Mosteiro de Santo Toribio de Liébana. O Bispo de Astorga enviou para este Mosteiro a relíquia da Verdadeira Cruz que é o maior pedaço restante de Santa Cruz onde Jesus foi crucificado no ano 33. Por volta do ano 770, viveu também neste Mosteiro, o Beato de Liébana, um monge sábio cuja pregação realmente se destacou em dois aspectos fundamentais.

A primeira, contra a heresia donatista na qual se afirmava que Jesus Cristo era o filho adoptivo de Deus. Este erro encaixava-se perfeitamente com a visão dos invasores islâmicos, e desta forma o Mosteiro pôde refugiar o arcebispo de Toledo bem como outros cristãos que estavam nas regiões ocupadas pelos muçulmanos.

Segundo, este Beato fez importantes comentários sobre o Apocalipse e reflecti-os em manuscritos " códices", com bonitas ilustrações, um novo modelo de arte simbólica que logo se espalhou por toda a Europa e agora é admirado em todo o mundo.