A história de Medjugorje

05-10-2010 21:46

 

HISTÓRIA DAS APARIÇÕES EM MEDJUGORJE

 

Síntese histórica dos acontecimentos em Medjugorje desde 1981 até 2008

 

A fim de aprofundarmos o significado dos acontecimentos extraordinários de Medjugorje apresentamos aqui uma síntese histórica, dividida em três, partes das aparições de Nossa Senhora em Medjugorje desde 1981 até o presente:

 

 

. O que já aconteceu: o que aconteceu até agora em Medjugorje

. O que está a acontecer: o momento que estamos a viver

. O que ainda está para acontecer: o futuro nas aparições de Medjugorje.



 

O que aconteceu até agora em Medjugorje


Há 30 anos atrás, Medjugorje era uma desconhecida vila rural no interior da extinta Jugoslávia. As famílias, na sua maioria pobres, trabalhavam nas suas plantações de tabaco e uva. As crianças e jovens trabalhavam na lavoura e estudavam. Muitos deixavam a região para irem buscar melhores oportunidades noutros países da Europa. Ninguém, jamais, elegeria Medjugorje como destino de uma viagem de férias. As famílias, católicas, carregavam uma história heróica de resistência dos seus antepassados. E a geração daquela época, quando tudo começou, vivia oprimida pelo regime comunista.

Em Medjugorje não era costume falar-se das aparições de Nossa Senhora em Fátima ou Lourdes ou outra. Tanto assim que vários videntes declaram que não sabiam que existiam aparições de Nossa Senhora.

O inicio das aparições deixou a todos perplexos: os próprios jovens (eles viviam um misto de felicidade e perplexidade), os seus pais e familiares, o povo da Vila e redondezas, as autoridades da Igreja local e as autoridades administrativas e policiais da época, a medicina local e outras instâncias de autoridade científica.

No começo os próprios videntes tinham alguma dúvida. Vicka, orientada pela avó, levou água benta no terceiro dia, aspergiu a aparição e disse: 'Se és Nossa Senhora fica..senão vai-te embora!' Nesse momento Nossa Senhora apenas sorriu. Nos primeiros dias os seus pais procuraram o padre local sem saber o que fazer. Diziam: "Padre, eu não sei o que fazer... o meu filho diz que vê Nossa Senhora?" O padre alertava aos jovens que não se devia brincar com coisas tão sérias. A polícia levava-os para interrogar e para exames médicos psiquiátricos. Médicos e assistentes sociais subiram na colina para presenciar a aparição e saíram de lá perplexos. Todos os exames sempre declarava-os normais. No oitavo dia, fugindo da polícia, bateram na porta da Igreja e pediram protecção ao pároco padre Jozo Zovko. Ele levou-os para dentro e lá Nossa Senhora apareceu-lhes e desta forma o padre Jozo começou a acreditar.

Dia 24 de Junho de 1981, quando se falou pela primeira vez que Nossa Senhora tinha aparecido, uma quarta-feira. No dia 27, Nossa Senhora apresentou-se como a Rainha da Paz. No quarto dia, após as aparições, dia 25, 26 e 27, já se reuniam ao domingo, dia 28, aproximadamente quinze mil pessoas de Medjugorje e redondezas vieram para acompanharem o fenómeno. E a partir daí em diante o fluxo de peregrinos nunca mais parou de crescer.

Exactamente 18 meses após o início das aparições, no Natal de 1982, Mirjana numa aparição que durou 45 minutos, foi a primeira vidente a receber o décimo segredo e a deixar de ter aparições diárias. Nossa Senhora prometeu-lhe aparecer no dia 18 de Maio, anualmente. Naquele 25 de Dezembro, Nossa Senhora também entregou-lhe o 'pergaminho' onde todos os 10 segredos estão escritos com a data de sua realização. Um pouco mais tarde, orientada por Nossa Senhora, Mirjana escolhe um sacerdote que terá a missão de revelar os segredos 3 dias antes de eles acontecerem. Ela, que tinha a liberdade de escolher o sacerdote, escolhe o padre franciscano Pedro Ljubicic. A escolha é aprovada por Nossa Senhora.

A notícia das aparições já se tinha espalhado um pouco pelo mundo. Em 1983 o Governo da Jugoslávia autorizou peregrinações e multidões para começam a afluir para Medjugorje. Também em 1983 e 1984, duas universidades de Itália e de França fazem uma profunda investigação científica médico-teológica sob a direcção do Dr. Henry Joieux (França), Dr Luigi Frigério (Itália) e do grande teólogo, especialista em aparições marianas, René Laurentin.sobre os videntes e as aparições. As comissões científicas declaram a idoneidade dos videntes, a sua perfeita sanidade mental e a identificação positiva daqueles fenómenos, sob a óptica da teologia, com aquilo que a teologia mística conhece a respeito do assunto.

Apesar disso, o bispo da Diocese de Mostar, Dom Pavao Zanic, a qual pertence a paróquia de Medjugorje declara serem falsas as aparições. A Congregação para a Doutrina da Fé presidida pelo cardeal Joseph Ratzinger, futuro Papa Bento XVI, não acata esta opinião e transfere para a Conferência Episcopal da Iugoslávia a responsabilidade das investigações.

Em Março de 1984, Nossa Senhora começa a dar as mensagens todas as quintas feiras através da vidente Marija Pavlovic para a Paróquia de Medjugorje e consequentemente para o mundo .

Em Maio de 1985 Ivanka Ivankovic recebe o décimo segredo e deixa de ter as aparições diárias, passando a tê-las em 25 de Junho anualmente.

Em 1986, Ivanka, com 19 anos de idade, casa-se com Rajko Elez.

Em Janeiro de 1987 Nossa Senhora passa a dar as mensagens através de Marija Pavlovic, não mais todas as quintas feiras, mas uma vez por mês nos dias 25 e estas permanecem até a actualidade.

Em Agosto deste mesmo ano iniciam-se as aparições mensais para Mirjana Soldo, todos os dias 2 quando Nossa Senhora vem para rezar com ela pelos incrédulos que, segundo Nossa Senhora, são os responsáveis pelos males que acontecem no mundo. Nossa Senhora sempre se refere a estas pessoas como aqueles que ainda não conhecem o amor de Deus.

Em 1989 o Padre Slavko Barbaric reúne cerca de 100 jovens de 5 países diferentes que queriam aprofundar o entendimento e a vivência da mensagem de Medjugorje e realiza o primeiro Festival da Juventude com canções, orações e testemunhos. A partir desta data, todos os anos, acontece em Medjugorje o Festival da Juventude com número crescente de jovens de muitos países diferentes.

Em 1989 ocorre a queda do comunismo levando à desintegração da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).. Estremece-se a frágil unidade da Federação Jugoslávia mantida desde o final da Segunda Guerra pela liderança do general Tito, que morreu em 1980, e pelo domínio imperialista da União Soviética.

Em Setembro de 1989 Mirjana Dragicevic, com 24 anos, casa-se com Marko Soldo.

Em Abril de 1991 a Comissão Teológica definida pela Igreja como responsável por Medjugorje aceitou oficialmente Medjugorje como um lugar de oração e de adoração. E deu a autorização para peregrinações particulares.

Dez anos exactamente após o início das aparições, em 25 de Junho de 1991, a Croácia e a Eslovênia declaram a sua independência da Iugoslávia iniciando o processo de desintegração daquele país. E em 1992 inicia-se a guerra da Bósnia que segue até 1995 causando a morte de mais de 200 mil pessoas e a dissolução definitiva da Federação da Jugoslávia com a formação de seis novos países entre eles a Bósnia-Herzegovina onde fica Medjugorje. Medjugorje não é directamente atingida pela guerra, mas permanece como um oásis de paz em meio ao conflito.

Jakov, com 22 anos, Casou-se no Domingo de Páscoa de 1993 na Igreja de São Tiago em Medjugorje com Anna Lisa Barozzi uma jovem italiana

Em Setembro de 1993 Marija Pavlovic, com 28 anos, casa-se com Paulo Lunetti

Em 1994, com 29 anos, Ivan Dragicevic casou-se com a jovem americana Laureen Murphy.

Em Agosto de 1996 Doutor Navarro Vals, o Porta-Voz da Santa Sé, apresentou de forma explícita a posição de Roma: “Não se pode proibir as pessoas de irem lá a menos que se prove serem falsas as aparições. Isto não aconteceu até o momento; então ninguém pode dizer para as pessoas não irem lá se elas assim o desejarem. Quando os fiéis católicos vão a algum lugar eles têm direito aos cuidados espirituais. Assim, a Igreja não proíbe que sacerdotes acompanhem peregrinações a Medjugorje na Bósnia-Herzegovina” .

No dia 11 de Setembro de 1998 Nossa Senhora comunica a Jakov Colo que no dia seguinte a ele seria revelado o décimo segredo. Jakov estava numa viagem aos Estados Unidos da América. No dia seguinte, Nossa Senhora aparece, revela-lhe o décimo segredo e comunica que a partir daquele dia ela lhe apareceria uma vez por ano pelo Natal e não mais diariamente. Exactamente três anos depois da última aparição regular a Jakov, nos Estados Unidos, acontecem os atentados às torres gémeas e ao Pentágono em 11 de Setembro de 2001.

Entre Abril e Dezembro de 1998 dois novos estudos científicos psicofisiológicos e psicodiagnósticos foram realizados nos videntes a pedido das autoridades eclesiásticas responsáveis imediatas pela paróquia de São Tiago (Medjugorje). O objectivo era de comparar os fenómenos em 1998 com aqueles encontrados nos estudos franceses e italianos anteriores de 1983-1984. Participaram destes estudos o Instituto de Ciências de Fenómenos Paranormais - (Innsbruck -Áustria), o Centro de Estudos e Investigações Psicofisiológicas dos Estados de Consciência (Milão - Itália), a Escola Europeia de Psicoterapia e Hipnose (Milão - Itália) e o Centro de Parapsicologia (Bolonha - Itália). Destes estudos se declarou que durante os últimos 17 anos (os exames foram realizados em 1998) a contar do início de suas experiências relacionadas com as aparições estas pessoas não manifestaram nem manifestam nenhum sintoma patológico como perturbações de transe, perturbações dissociativas e perturbações de perda do sentido da realidade. Que, de fato, estas pessoas manifestaram sintomas vinculados a reacções de stress que são justificados, pois surgem devido a uma grande estimulação exógena e endógena como consequência de sua vida quotidiana. Das suas conversas pessoais descobre-se que o estado inicial de consciência e o estado posteriormente transformado surge devido às experiências incomuns que eles mesmos têm reconhecido e definido como visões/aparições da Virgem Maria.

Em Novembro do ano 2000 morre o Padre Slavko Barbaric que estava em Medjugorje desde 1982 e que foi director espiritual dos videntes. O Padre Slavko, que falava cinco línguas, esteve no Brasil em Janeiro de 1989. Ele morreu no monte Krizevac, numa sexta-feira após a realização da Via-sacra com os peregrinos. Numa aparição do dia seguinte, Nossa Senhora revela que ele está junto com ela no Céu intercedendo por todos.

Em Janeiro de 2002, com 37 anos, Vicka casa-se com Mário Mijatovick na Igreja de Medjugorje.

Em 2005 foram realizados novos exames neurológicos que revelaram que durante as aparições, e estando os videntes com os olhos abertos, os seus cérebros mantêm-se em ritmo alfa, isto é, em profundo relaxamento.

Na Festa dos 25 anos, em 2006, atraiu a Medjugorje cerca de duzentas mil pessoas vindas de 47 países.

O 18º Festival da Juventude, em Agosto de 2007, mais uma vez atraiu milhares de jovens à Medjugorje.

Em 2008, Dom Dominique Mamberti, o Secretário da Santa Sé para as Relações com os Estados (Ministro de Relações Exteriores) esteve em visita oficial à Bósnia-Herzegovina de 26 a 29 de abril . Num encontro de uma hora, Dom Mamberti transmitiu as saudações do Papa Bento XVI a todos os franciscanos daquela Província e reafirmou a inestimável importância do papel dos religiosos na Igreja local e em todo o mundo.


Medjugorje hoje


Os videntes estão todos casados e com filhos e os três que não receberam os dez segredos, mas apenas nove, continuam tendo aparições diariamente. Todos eles de forma muito consciente continuam a dedicar as suas vidas à missão a eles confiada pela Rainha da Paz.

Vicka - Nasceu em 3.9.64, casada com Mário Mijatovic tem dois filhos Maria e António. Vive em Krehin Grac, próximo a Medjugorje e continua atendendo aos peregrinos. Nossa Senhora aparece-lhe diariamente.

Marija - Filha de modestos agricultores, nasceu em 1.4.65. Casada com Paolo Lunetti com quem têm quatro filhos: Michele Maria, Francesco Maria, Marco Maria e Giovanni Maria. Vive com a família em Itália na cidade de Monza e vem com frequência a Medjugorje. Desde 1984, por meio dela, a Virgem Maria dá uma mensagem para a Paróquia de Medjugorje que é rapidamente distribuída pelo mundo inteiro em dezenas de línguas. Inicialmente a mensagem era semanal, e a partir de 1987 passou a ser mensal em todos os dias 25. Nossa Senhora aparece-lhe diariamente.

Ivan - Nasceu em 25.5.65, casado com Laureen Murphy. Eles têm 3 filhos: Cristina Maria, Mihayla e Daniel. Moram a maior parte do ano nos Estados Unidos e outra parte em Medjugorje. Além disso, nos últimos 10 anos Ivan tem viajado pelo mundo levando a mensagem de Nossa Senhora para o maior número de pessoas. Em Hong Kong (China), Japão, Coreia, Austrália, Filipinas, Nova Zelândia, por toda a Europa e pelos Estados Unidos ele tem-se encontrado com presidentes, famílias reais, embaixadores, políticos, personalidades do deporto, do cinema e também com as pessoas mais pobres que não podem ir à Medjugorje. Ivan vai onde é convidado. Ele também realiza encontros de oração na sua casa onde recebe e acolhe os participantes. Nossa Senhora aparece-lhe diariamente. Ivan numa ocasião revelou que "Há um motivo para eu estar a viver nos Estados Unidos e para Marija estar a viver em Itália."

 

 

 

Os outros três videntes que já receberam os dez segredos são:

Mirjana - Nasceu em 18.3.65. Está casada com Marko Soldo desde 16 de Setembro de 1989 e tem duas filhas: Maria e Verónica. Vive com a sua família em Medjugorje. Tem aparições anuais desde 1983 em 18 de Março e aparições mensais a cada dia 2 desde 1987. Tem como missão rezar pelos incrédulos, isto é, por aqueles que ainda não conhecem o amor de Deus.

Ivanka - Nasceu em 21.6.66. Está casada com Rajko Elez desde 1986 e têm três filhos: Cristina, José e Ivan. Vive com a família em Medjugorje. É a que menos aparece em público. Ela diz simplesmente que ‘nós devemos rezar mais e vivermos as mensagens de Medjugorje’. Tem aparições anuais de Nossa Senhora no dia 25 de Junho.

Jakov - Nasceu em 6.3.71 , casado com Anna Lisa Barozzi. O casal tem três filhos: Arianna Maria, David e Miriam. Vive com a família em Medjugorje e dedica-se a atender os peregrinos. Recebeu o décimo segredo no dia 12 de Setembro de 1998 e tem aparições anuais de Nossa Senhora no dia 25 de Dezembro.

Mirjana e Jakov já receberam os dez segredos

Medjugorje consolida cada vez mais como um grande Santuário Mariano, com número crescente de peregrinos que desde o começo até hoje ultrapassam já os 30 milhões. Mensalmente milhares de pessoas reúnem-se para a aparição do dia 2 à Mirjana. E milhões acompanham as mensagens do dia 25 à Marija Pavlovic Lunetti. O Festival da Juventude atrai milhares de peregrinos a Medjugorje. A ciência já fez os estudos mais importantes. A internet tornou-se uma fonte importante de rápida divulgação. Milhares de Grupos de Oração seguem as mensagens de Medjugorje, Comunidades religiosas têm sido formadas para seguirem de forma mais radical às orientações de Nossa Senhora. A Igreja acompanha de forma tranquila e está atenta ao desenrolar dos acontecimentos.

 


O que ainda está para acontecer .....

 

Foi neste local que Nossa Senhora apareceu pela primeira vez e será aqui que se realizará o terceiro segredo - o sinal visível.

 

Para o futuro todos esperam com mais expectativa a realização dos 10 segredos. Porém, para aqueles que têm fé, na verdade, não deve ser assim. Para os que tem fé a maior preocupação deverá sempre ser a de procurar viverem bem o dia de hoje diante de Deus. A vidente Marija quando perguntada se não se preocupava, se não tinha temor devido aos segredos ela respondeu que "quem confia em Deus não tem o que temer, e que se ela tivesse medo não se teria casado e não teria tido quatro filhos".

Porém, é facto que os segredos aparecem como uma profecia para um futuro muito próximo e, embora não saibamos as datas, elas podem ser parcialmente presumidas por estarem vinculadas ao tempo de vida dos protagonistas destas aparições.

Baseando-nos no que já sabemos o Padre Pedro tem 62 anos e é ele que, tendo sido escolhido por Mirjana e aprovado por Nossa Senhora vai revelar os segredos. Jakov o vidente mais jovem tinha 10 anos quando as aparições começaram e agora está com 37. Ivanka que tinha 16 agora tem 42. Se somarmos um tempo igual aquele que já passou encontraremos Jakov com 64 anos e Ivanka com 69. E o padre Pedro...62 + 27 = 89. Podemos, assim, pensar razoavelmente que se considerarmos o tempo total destas aparições, já passamos da metade do tempo.

Como já revelamos anteriormente a guerra da Croácia, começou no dia 25 de Junho de 1991, exactamente 10 anos após o inicio das aparições em 25 de Junho de 1981. Jakov teve a sua última aparição diária regular no dia 11 de Setembro de 1998, exactamente 3 anos antes dos atentados de 11 de Setembro de 2001 e ele estava nos Estados Unidos da América. Isso nos faz supor que as datas das últimas aparições aos videntes, ou mesmo as datas das aparições, estarão associadas a algum evento futuro. Mirjana ela mesmo já o disse: "As pessoas pensam que Nossa Senhora vem ter comigo em cada dia18 de Março por ser a data do meu aniversário. Com certeza ela não vem naquela data por ser o meu aniversário. Ela nunca me disse “feliz aniversário” Quando tudo começar a acontecer vocês saberão o porquê do dia 18 de Março, o porquê de cada dia 2 do mês e o porquê das quartas e sextas-feiras serem dias de jejum. Então nessa altura tudo ficará claro”.

Antes da revelação dos segredos faltam ainda três videntes receberem o décimo segredo. Mirjana recebeu o décimo segredo apenas 18 meses após o inicio das aparições, no dia de Natal de 1982. Quatro anos após o inicio, em 1985, foi a vez de Ivanka receber o décimo segredo. Jakov foi receber o décimo segredo 17 anos após a primeira aparição. Agora já são quase 10 anos sem que nenhum dos videntes tenha recebido o décimo segredo.

Os que ainda não receberam são: Ivan que mora nos Estados Unidos, Marija que mora em Itália e Vicka que mora em Medjugorje. A declaração de Ivan de que há uma razão especial dele morar nos Estados Unidos e que Marija mora em Itália por um motivo especial. Marija, numa entrevista, foi referida como tendo um especial amor e preocupação pelo Santo Padre e este seria um motivo razoável para ela morar em Itália. Significaria um sinal de maior proximidade de Nossa Senhora ao Papa. Os Estados Unidos, a maior potência bélica mundial também pode ser motivo de preocupação. Ou o facto de estar a morar nos Estados Unidos associa uma maior visibilidade ao vidente Ivan que viaja por diversos países do mundo levando a mensagem de Nossa Senhora de Medjugorje para personalidades importantes da História das mais diversas áreas de actuação humana.

Ainda aguardamos que Vicka, autorizada por Nossa Senhora, torne conhecida e publicada a história da vida da Virgem Maria que a própria Mãe do Senhor narrou à vidente. Na entrevista ao padre Livio, Vicka revelou que um dos videntes continuará ta ter aparições diárias durante a revelação dos segredos.

Muitas pessoas ficam numa posição de rejeição às aparições declarando que "a Igreja ainda não aprovou..." A Igreja tem-se manifestado a respeito de Medjugorje, pois não é apenas pelas declarações que ela se manifesta, mas também uma não proibição depois de 27 anos não deixa de ser um testemunho a favor. A presença de bispos, milhares de sacerdotes, milhões de leigos, a aprovação particular de João Paulo II, as tomadas de posição de Bento XVI favoráveis à Medjugorje quando bispos locais se mostravam dispostos a reprimir os factos, a recente visita de Dom Dominique Mamberti, o Secretário da Santa Sé para as Relações com os Estados. O relacionamento fraterno com os franciscanos da Bósnia-Herzegovina...em tudo isto a Igreja está a falar. Depois, a menos que no caso particular de Medjugorje a Igreja mude a sua prática habitual de esperar o final dos acontecimentos para se declarar, ninguém vai nunca chegar a ouvir uma declaração oficial, pois, as aparições sendo verdadeiras evoluirão com a revelação dos segredos e não terão terminado antes que todos sejam revelados e sabemos que alguns dos segredos são acontecimentos catastróficos. Além disso, Nossa Senhora disse que 'ninguém deverá ficar à espera dos segredos para crer, pois, então, já poderá ser muito tarde".

Se a Igreja fosse contra por que não proibiria ao padre Pedro Ljubicic de fazer declarações públicas tão sérias como são as declarações sobre os segredos e a revelação dos mesmos?

Na primeira declaração oficial da Comissão Científico-Teológica Ítalo-Francesa que estudou os videntes de Medjugorje em 1984-1985, a Comissão tendo já antes reconhecido a idoneidade dos videntes e a natureza sobrenatural dos fenómenos (já que não pode ser explicado pela ciência) sugeriu que seria bom que a Igreja reconhecesse a natureza extraordinária dos mesmos. Foi feita a seguinte declaração oficial pela Comissão no item onze: Como consequência pode-se concluir que depois de um exame mais profundo dos protagonistas dos factos e de seus efeitos não somente em nível local, mas também a respeito de uma resposta da Igreja a nível geral, seria bom para a Igreja reconhecer a origem sobrenatural e por meio deste reconhecimento confirmar o propósito dos eventos de Medjugorje.

Para além de tudo isso, o final das aparições, conforme revelou Nossa Senhora, o poder do inimigo será destruído e que Deus triunfará. Não sabemos se vamos viver até lá aqui nesta Terra ... por isso, devemos estar preparados para nos encontrarmos com Deus ainda hoje... Tu estás preparado?

O que podes fazer para estar preparado ? Aqui vão os conselhos que Nossa Senhora tanto falou em Medjugorje, como em Garabandal e Fátima.

A participação na Santa Missa, se possível, diariamente, a confissão mensal, a leitura diária da Bíblia para praticá-la e do Evangelho de São Mateus 6, 24 a 34 às quintas-feiras, a reza diária do rosário e o jejum a pão e água são as melhores formas de preparação.